sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Termos Essenciais da Oração - Predicado


Olá, pessoal! Na nossa conversa anterior começamos a nos familiarizar com os Termos Essenciais da Oração, mais especificamente o sujeito. Agora vamos dar uma atenção especial ao predicado. Sua definição, classificações e conhecer também os verbos de ligação e predicativo do sujeito.  Vamos lá?

Predicado... Quem é esse?

Predicado é aquilo que se declara a respeito do sujeito. Tudo o que está na frase que não é sujeito, chamamos de predicado. O predicado pode ser verbal, nominal ou verbo-nominal.

Predicado Verbal.

Chamamos de predicado verbal o predicado que tem por núcleo um verbo. O verbo é núcleo do predicado quando é nocional, ou seja, quando demonstra uma ação. Veja um exemplo para ficar mais claro:

Os atletas treinam todos os dias para a maratona.

O verbo “treinam” evidencia uma ação: o ato de treinar e diz respeito aos “atletas” ao mesmo tempo que é complementado pelo resto do predicado “Todos os dias para a maratona”. Porém, o núcleo deste predicado é o verbo “treinam”. Por esta razão, o classificamos como predicado verbal.



Predicado Nominal

No predicado nominal o núcleo é um nome (adjetivo, substantivo, locução adjetiva) e por isso, ele exerce a função de predicativo do sujeito. Predicativo do sujeito é um termo que dá significado, atributo, característica ao sujeito ou, ainda, exprime seu estado ou modo de ser. O predicativo é conectado ao sujeito sempre através de um verbo de ligação. Mais um exemplo:

Ela está cansada.

Obervamos que nesta oração “cansada” é um atributo dado ao sujeito “Ela”. O sujeito “Ela” e o predicado nominal “cansada” estão conectados pelo verbo de ligação “está”. Principais verbos de ligação: ser, estar, permanecer, ficar, continuar, parecer, etc.


Predicado Verbo-Nominal

Possui dois núcleos: um verbo que indica ação (nocional) e um predicativo que pode se referir tanto ao sujeito quanto ao verbo. Mais uma vez, vamos ao exemplo:

As crianças brincaram cautelosas no quintal.

Nesta frase há dois núcleos: “brincaram” (verbo nocional) e “cautelosos” característica dada ao sujeito que é o predicativo do sujeito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário