terça-feira, 19 de março de 2013

Dicas de Redação

Enem 2013 ainda está longe de acontecer, mas começar a maratona de estudos o quanto antes é a primeira DICA INFALÍVEL para conseguir a tão sonhada classificação em uma boa faculdade. Vamos dar um look nas dicas então.

  • Explicitar a sua TESE na introdução - Aqui você apresenta seu posicionamento em relação ao assunto e os argumentos que você usará para defendê-lo, mas sem desenvolvê-los. A tese pode ser escrita utilizando os seguintes modos: conceituando (definindo) algo, apresentando dados estatísticos sobre o tema, apresentando uma interrogação ou uma sequencia delas, contestando definições, citações ou opiniões, usando os argumentos que mais a frente serão desenvolvidos, etc.
  • Use sempre a 3ª pessoa do singular - Nunca, jamais em hipótese alguma, se inclua no seu texto. Isso é perda de pontos valiosos garantida.
  • Utilize exemplos e citações relevantes - Olha a importância de ler um bom jornal aqui. Estar bem informado é crucial nessas horas. Sem contar aquelas aulas chatas de Sociologia e Filosofia que te fazem pensar. Preciso citar livros? Leia quantos puder. Menos a trilogia "Cinquenta Tons de Cinza"... Ops! Isso é assunto pra outro post.
  • Coesão e coerência andam sempre juntas - texto bem escrito e de fácil compreensão.
  • Título - Nem sempre é obrigatório, mas é legal criar um. É importante ressaltar: NÃO coloque ponto e NÃO pule linha para começar seu texto
  • Usar conhecimentos de atualidades e interdisciplinaridade - aquele famoso "diálogo de saberes" que os profissionais da educação adooooram. É importante para uma comparação ou um contraponto.
  • Criar uma proposta objetiva e concreta que traga solução e que esteja de acordo com a sua abordagem - Chegamos a conclusão. Essa é a hora de você apresentar uma proposta para o tema desenvolvido e fechar com chave de ouro o seu texto.



Bom, gente. É isso aí! Hasta la vista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário